Minas

Asa Branca

Abrangendo uma área de 565ha. e com uma reserva medida de 100 milhões de metros cúbicos, a mina Asa Branca é única no Brasil, e a maior de granito branco do mundo. Apresenta-se como um stock granítico homogêneo com pequenas variações de tonalidade e textura. Toda a ocorrência de granito branco está dentro da área de concessão exclusiva da GRANISTONE (Portaria de Lavra nº 455/92). A área de ocorrência tem um relevo rebaixado e levemente aplainado com pouca expressão topográfica, facilitando, assim, a abertura de novas frentes de lavra e acesso para escoamento da produção.


MINA ASA BRANCA

A jazida do GRANITO BRANCO CEARÁ, localiza-se na Fazenda Lagoana, município de Santa Quitéria, sertão central do Estado do Ceará, Nordeste do Brasil, a 250 km de Fortaleza, capital do Estado.


Localização e acesso à mina

O acesso à jazida é feito a partir de Fortaleza, por estrada asfaltada que suporta tráfego pesado (BR 020), até a cidade de Canindé, percorrendo-se 112 km, de onde se segue pela CE-257 também asfaltada, até a cidade de Santa Quitéria, por 104 km. Uma vez em Santa Quitéria, segue-se pela CE-176 em direção Norte, rumo a Sobral, por 14 km até a localidade de Balacó. Daí percorre-se 20 km em estrada carroçavel até a jazida. Mesmo no período chuvoso, o transporte rodoviário de blocos é feito normalmente, sem grandes problemas, para os principais centros consumidores do País e para o Porto de Fortaleza.

Clima

A região onde se localiza a jazida de GRANITO BRANCO CEARÁ (Mina Asa Branca) apresenta um clima quente e seco, com chuvas normalmente entre janeiro e junho, com maiores concentrações entre março e abril. Os trabalhos de lavra, ou seja, a produção de blocos não é afetada pelo clima da região. Com exceção dos meses mais chuvosos em que a produção sofre pequenas reduções, pode-se afirmar que se produz bloco durante todo o ano.

Estrutura da Jazida

A jazida dispõe dos mais modernos equipamentos utilizados para a extração da pedra, muitos deles projetados e desenvolvidos na própria jazida, permitindo melhor aplicabilidade das técnicas de extração da rocha.

Minas

Amazon

Entre as serras e o sertão paraibano, entre o jade e a turquesa, desponta uma fenômeno da natureza, uma rara ocorrência , um filão pegmatítico único , gemológico, da mais autentica AMAZONITA, sua cor ciano, ( azul piscina, verde água ) confunde o limite da beleza e do mais puro capricho da natureza, antes disponível somente em pequenos peças artesanais, agora se encontra reservado em blocos dos mais variados tamanhos ( pequeno, médio e grande ) , podendo preencher as mais rigorosas exigencias de padrão e caracterização tecncologica do mercado de obras de alto requinte e sofisticação. Não é conto de fadas ou estória de trancoso, é bloco de AMAZONITA , é da GRANISTONE.


MINA AMAZON

A mina do granito Amazonita localiza-se no sertão paraíbano, no município de Vieirópolis.


Clima

A região onde se localiza a filial AMAZON apresenta um clima quente e seco, com chuvas normalmente entre janeiro e março. Os trabalhos de lavra, ou seja, a produção de blocos não é afetada pelo clima da região. Com exceção dos meses mais chuvosos em que a produção sofre pequenas reduções, pode-se afirmar que se produz bloco durante todo o ano.
 

Estrutura da Jazida

A jazida dispõe dos mais modernos equipamentos utilizados para a extração da pedra, muitos deles projetados e desenvolvidos na própria jazida, permitindo melhor aplicabilidade das técnicas de extração da rocha.

Minas

Quixaba (Pionix)

No estado do Piauí, na região do município de PIO IX, a GRANISTONE montou uma estrutura administrativa que dá suporte a uma nova zona de mineração que é produtora dos mais extraordinários materiais exóticos do mercado atualmente.


MINA QUIXABA

Novos Investimentos são feitos na pesquisa de novos litótipos para desenvolvimento de novas jazidas de granitos na região de Pio IX e na ampliação da comercialização desses produtos no mercado mundial, através de parcerias com empresas de renome internacional.


Localização e acesso à mina

A jazida do granito CAPOLAVORO, localiza-se na Fazenda Quixaba, município de Pio IX no estado do Piauí, nordeste do Brasil a 444 km de Teresina, capital do estado.

Clima

A região onde se localiza a filial QUIXABA apresenta um clima quente e seco, com chuvas normalmente entre janeiro e março. Os trabalhos de lavra, ou seja, a produção de blocos não é afetada pelo clima da região. Com exceção dos meses mais chuvosos em que a produção sofre pequenas reduções, pode-se afirmar que se produz bloco durante todo o ano.

Estrutura da Jazida

As jazidas dispõem dos equipamentos tradicionalmente utilizados na extração de blocos de granito e utiliza-se de modernas técnicas de corte da pedra, como o fio diamantado e massa expansiva. Para citar apenas os principais equipamentos pesados utilizados, veja-se:
Pás-carregadeiras CAT 992B, Trator D50 - A, Compressores CP 900-01, XA 120 , XA 350 de Ar diesel e elétricos (Atlas e Chigaco), e máquinas de fio diamantado.